Acordes no violão ou guitarra a partir do Drop 2

Alternativa para execução de alguns acordes no violão ou guitarra.

Conforme a pergunta feita em postagem no meu perfil do Instagram a partir da imagem abaixo, compartilho uma técnica de voicings - Drop 2 para violão ou guitarra, que viabiliza a dificuldade física que alguns acordes apresentam na execução das 4 posições do acorde de C7M (Dó com a sétima maior).

Essa técnica - Drop 2 - pode ser aplicada a outras "categorias de acordes";  X7, Xm7, Xm7(b5) etc.

C7M em quatro (4) posições; fundamental, 1ª (b), 2ª (c) e 3ª inversão (d).
C7M em quatro (4) posições; fundamental, 1ª (b), 2ª (c) e 3ª inversão (d).

Acima temos a imagem do acorde de C7M em suas 4 posições: fundamental, 1ª, 2ª e 3ª inversão. Como percebemos, a 2ª e a 4ª , b e d respectivamente, são inacessíveis para execução no violão ou guitarra para maioria das pessoas, isso, utilizando-se a afinação padrão (mi, si, sol, ré, lá e mi) é claro! O que fazer ?
 

DROP 2

Na língua inglesa, DROP significa saltar, o que faz todo sentido examinando a técnica de harmonização a qual atribuímos essa denominação.
Nas técnicas mecânicas de arranjo (harmonização), com frequência utilizamos o "DROP 2", que consiste em pegar a segunda nota contando da mais aguda para mais grave e "saltar" (transpor) para uma oitava abaixo, como na imagem que segue:

C7M em suas 4 posições e o drop 2 a partir de cada posição.
C7M em suas 4 posições e o drop 2 a partir de cada posição.

Note que:
  1. a posição fundamental (a), dá origem a um voicing de 2ª inversão (a2), ou seja, com a 5ª do acorde (nota sol) como nota mais grave;
  2. a 1ª inversão (b), dá origem a um voicing de 3ª inversão (b2), ou seja, com a 7ª do acorde (nota si) como nota mais grave;
  3. a 2ª inversão (c), dá origem a um voicing de posição fundamental (c2), ou seja, com a nota fundamental do acorde  (nota dó) como nota mais grave;
  4. a 3ª inversão (d), dá origem a um voicing de 1ª inversão (d2), ou seja, com a 3ª do acorde  (nota mi) como nota mais grave;

Obs.: É preciso aqui fazer uma diferenciação entre posição fundamental, e nota fundamental. A primeira é a disposição do acorde, "respeitando" a sua construção conforme a escala que da origem ao acorde. Exemplo; C7M =  Dó - mi - sol - si. A nota fundamental, é a nota que nomeia o acorde. Exemplo: C7M - a nota dó, é a nota fundamental do acorde.

O ideal é que se trabalhe o DROP 2 em conjuntos de 4 cordas adjacentes, ex:
  1. primeiras 4 cordas;
  2. da 2ª até a 5ª corda;
  3. da 3ª até a 6ª corda (utilização menos usual mas não menos interessante!).

Essa transposição de oitavas, torna possível a execução dos acordes das 4 "famílias" ou "categorias" básicas; maiores, dominantes, menores e meio-diminutos em tétrades (acordes de 4 sons geralmente dispostos em intervalos de terças) e suas inversões.
 

Drop 2 como ferramenta essencial para acordes no violão ou guitarra

A utilização do DROP 2 na guitarra, diminui algumas das muitas limitações físicas que esse instrumento apresenta, portanto, essa técnica é indiscutivelmente útil.
Na música Pop, no Samba, Bossa Nova etc, ainda que muitas vezes  inconscientemente,  é extremamente observado o uso do "DROP 2". Para absorver melhor a utilização dessa técnica;
  • Experimente inicialmente trabalhar em acordes das 4 "famílias" básicas, X7M, X7, Xm7 e Xm7(b5) em todas as tonalidades; 

  • Trabalhe em progressões com poucos acordes inicialmente, depois avance para progressões que você costuma tocar com mais frequência, isso irá proporcionar uma melhor condução de vozes na sua harmonização, e acompanhamentos mais interessantes;

  • Se você toca guitarra, experimente trabalhar bastante o primeiro conjunto de 4 cordas adjacentes, isso vai incrementar bastante a sua liberdade de escolha nos voicings (disposição das notas de um acorde) que trabalham melhor num contexto com contrabaixo e teclados;

  • Trabalhe progressões numa ordem sensata de dificuldade, sempre começando pelo bem simples e a medida que for construindo confiança, avance para progressões mais complicadas.

Espero que essa breve abordagem sobre o DROP 2, tenha despertado em você o interesse em conhecer essa e outras técnicas de harmonização no violão e na guitarra.  
Uma outra técnica para construção de acordes, são as superposições de tríades, e você poderá encontrar AQUI, uma explicação detalhada sobre essa abordagem.
Com tantas questões para serem abordadas no estudo musical, com o tempo, sentimos a necessidade de organizar melhor os estudos.
 AQUI, deixo disponível um exemplo de cronograma de estudo que utilizo, e que sempre sugiro a meus alunos.
No sub-menu downloads, você encontra uma página com braços do violão/guitarra em branco em que você poderá anotar os novos voicings aprendidos com o "DROP 2"  ou outras técnicas.
 
Se você tem dificuldades em entender questões mais básicas dos acordes, te recomendo fortemente o TREINAMENTO PRELÚDIO, nele você vai aprender o poder dos intervalos musicais e como eles estão intimamente ligados na formação dos acordes e muito mais.
Caso você tenha dificuldade em organizar seu tempo para os estudos, sugiro ler: Como dividir o tempo dos estudos de música?
Sinta-se à vontade para enviar alguma mensagem, sugerindo futuros conteúdos e/ou dando retorno sobre os conteúdos postados. 
 
Se inscreva na lista de e-mails (newsletter) para ficar informado de atualizações e futuras postagens, e compartilhe com alguém que possa ter interesse por essa postagem.
  
Um abraço e até a próxima, 
  
Chico Oliveira

Compartilhe:

Veja também:

plugins premium WordPress