Quando a Bicicleta Influencia a Guitarra
Você já se viu diante de um obstáculo aparentemente intransponível? Aquele tipo de desafio que parece ter o poder de derrubar todos os seus planos
O desenvolvimento do ouvido musical, é um desejo, quase que unânime, entre músicos de todos os níveis. Sobre esses caminhos sonoros é o assunto das linhas que seguem.
Muitas pessoas me enviam mensagens aqui pelo site, relatando dificuldades em tirar “músicas de ouvido”, e essa é uma das maiores queixas de um iniciante, inclusive foi um ponto de complicação para mim também.
“Cultivar o hábito de escutar os sons e conferir no instrumento, nos guia para a identificação de “padrões” com o passar do tempo, e esses padrões, por um outro ponto de vista, se manifestam como intervalos, escalas, arpejos, acordes etc.“
Tentar reproduzir no instrumento o que escutamos, é comumente chamado de “tirar de ouvido”.
Obviamente, tiramos aquela melodia que se encontra na nossa mente (ouvido interno) e compartilhamos com o mundo (ouvido externo).
Não é preciso ter pressa, apenas certifique-se de tirar nota por nota, conforme esteja ao seu alcance”
Ao longo do tempo, esse processo se tornará muito mais rápido e gratificante do que inicialmente imaginamos.
Cultivar o hábito de escutar os sons e conferir no instrumento, nos guia para a identificação de “padrões” com o passar do tempo, e esses padrões, por outro ponto de vista, se manifestam como intervalos, escalas, arpejos, acordes etc.
Conhecer assuntos básicos como intervalos, escalas, acordes, progressões etc, será um grande facilitador para organizar o desenvolvimento do ouvido musical.
Um bom ponto de partida para aprender sobre intervalos, escalas e acordes, é o TREINAMENTO PRELÚDIO.
Você poderá encurtar esse processo de reprodução daquilo que se escuta, com o auxílio da tecnologia, escrevi sobre isso AQUI.
O ato de escrever o que se tira, além de funcionar como fonte para consultas futuras, serve como mais uma fonte de absorção, não apenas auditiva daquele conteúdo, mas também, como forma de associar os estímulos sonoros que estão sendo desenvolvidos, com outras impressões.
Escrevi um outro texto, com 6 dicas para transcrever solos que você poderá se aprofundar um pouco mais sobre esse assunto.
Abraço,
Chico Oliveira.
P.S.: Compartilhe o texto com alguém que possa ter interesse por esse assunto.
Você já se viu diante de um obstáculo aparentemente intransponível? Aquele tipo de desafio que parece ter o poder de derrubar todos os seus planos
Imagine um tempo onde deuses e mortais coexistiam, em perfeita harmonia, cada um desempenhando seu papel na grande tapeçaria do universo. Os deuses, imortais e onipotentes,
Muitos músicos enfrentam a dúvida sobre quando é o momento certo para adquirir um novo instrumento. É fácil se deixar levar pelo entusiasmo de comprar um