Softwares e apps, gratuitos, que atendem aos músicos!

Softwares e apps, gratuitos, que atendem aos músicos!

           

Softwares e apps que atendem aos músicos,  e um pouco da minha relação com tecnologia, são os assuntos que resolvi escrever abaixo.

Eu nunca tive interesse em construir robô, ou ingressar na equipe da NASA, tampouco me interessei em dirigir o Batmóvel na infância. Não, nada disso me interessou pra valer!

A tríade

 Bola, livros e música  - a tríade do meu interesse.   A bola sempre me desafiou, apesar da minha completa submissão, ela nunca teve clemência, sempre me desprezou.
Os livros, assim como a música, entraram na minha vida por influência do ambiente.
Sou filho de professora e sobrinho de sete (7,  e não é conta de mentiroso, não!) professoras. Sempre vivi cercado por livros, enciclopédias, apostilas etc. 

A música

A música na minha vida, apareceu naquele ditado (baiano?) que diz:  "Menino, cachorro e tamanco, é tudo debaixo do banco!".  Simplesmente ligavam o "som",  e eu tinha que escutar. Ponto! Você pode ler sobre isso, AQUI!
Diferentemente da bola,  e  em alguma medida semelhante ao conteúdo dos livros, a música passa a nos acompanhar por toda vida.
Ela passeia pelos cômodos mais escondidos da nossa imaginação, e talvez, essa capacidade de apropriação dos nossos pensamentos, seja uma das suas facetas mais intrigantes.  
Ao mesmo tempo, ela desocupa nossa mente de outros interesses, para encontrar abrigo, como pode nos abandonar em frações de segundos, para dar lugar a novas ideias, novas impressões do meio etc. 
Na tentativa de uma harmonização com bola, livros e música, apareceu o computador em minha vida.

"Derepentium"

Um  Pentium I, windows 95. Sim, aquele windows que trabalhava melhor em tela preta, no DOS,  nos seduzindo a aprender todos aqueles comandos "vitais";  pkunzip,  format C/Q/S etc.
Trabalhoso, nada simples, mas magnético.  
Os anos passaram, e a internet ampliou tudo, de maneira que somos todos absorvidos por um estreitamento de relações com a tecnologia, de forma forçada para alguns, e de forma extremamente prazerosa para outros, dentre os quais me encontro.
Entendo,  que a tecnologia deve ser como um almoxarifado, contendo inúmeras ferramentas e técnicas, a serem disponibilizadas para os operários. Tecnologia, tem que ser uma "ferramenta" a serviço dos processos humanos e não o contrário, e é dessa forma que procuro me servir.
Quando penso em música e tecnologia, me ocorre sempre dois pensamentos (estranhíssimos!), o primeiro é; Se Mozart tivesse em seu tempo possibilidades de utilizar samplers, com certeza ele teria usado (risos).
Assim como, acho que John Coltrane se ainda estivesse vivo, seria o percursor do uso de drives no saxofone. Um Valveboy ou V-Twin, teriam lugar cativo ao lado do sax tenor.  Coltrane tinha energia pra isso!
Sempre me ocorre, a ideia de como Coltrane utilizaria loops para praticar o sax. (Muitos risos!)
Pensando um pouco em tecnologia, separei softwares e apps, gratuitos, que favorecem a nós músicos, no exercício das nossas atividades.  Vamos a eles!
Vale ressaltar que a utilização dos softwares e apps sugeridos a seguir, são de inteira responsabilidade do leitor!

Organizadores pessoais

Evernote - é uma espécie de sacola virtual na qual podemos guardar documentos, agenda, imagens, notas, captação de áudio...enfim, é o mundo sem papel. O slogan deles é "conheça o evernote, seu segundo cérebro. 
Captura, organiza e compartilha notas de qualquer lugar(fonte - áudio, imagem, texto, desenho...) e sincroniza em nuvem com outros dispositivos. O Evernote é divido em cadernos ou pilhas de cadernos. 
Todos os registros (notas) podem ser etiquetados, o que facilita enormemente na hora de procura-los.  
Por exemplo, você pode cantarolar uma ideia musical para por em um arranjo, e captar o áudio através do evernote, ao mesmo tempo, pode-se fazer anotações sobre aquela captação de áudio, etiqueta-las conforme estejam inseridas em algum projeto (show, gravação etc).  
O evernote não é uma ferramenta exclusiva para músicos, mas pode ser usada muito bem por nós.
Me considero um usuário iniciante ("ciranda, cirandinha", melhor dizendo!), se pensarmos na infinidade de possibilidades. 
O software está disponível para mobile, desktop e tabletes em todas as plataformas. iOS, Windows, Android etc.
A versão gratuita (que me atende perfeitamente!), permite a utilização em até dois aparelhos. Eu, utilizo no notebook e no smartphone.
Existe na rede uma infinidade de tutoriais, cursos, treinamentos etc sobre o evernote.
A possibilidade de compartilhamento das notas com outras pessoas, seja através do  próprio software , ou por email com pessoas em geral, é um recurso ótimo para trabalhos em grupo. Se você não conhece, recomendo! 
ToDoist - Com uma infinidade de utilidades também, utilizo o todoist para anotar compromissos, listar tarefas a cumprir, projetos a concretizar etc. Assim como o evernote, há muito material na internet sobre...
Usado em conjunto com o evernote, é tudo que precisamos para otimizarmos o tempo e organizarmos a rotina, ou a falta dela.  A versão gratuita, por si, já atende e sobra.

Editor de escrita musical

Comecei a escrever músicas através de software, com o Encore. Lembro que foi um avanço enorme, ver as partituras todas bonitas, bem formatadas etc mesmo levando em conta os inúmeros problemas que o ENCORE possuía. 
Cheguei a escrever um livro no Encore, o Songbook de Antonio Carlos & Jocafi. A feitura desse livro já merece uns três textos.
Os anos se passaram e evoluí para o Finale.
Migrar para o Finale, pareceu voltar a aprender a andar...Uma abordagem completamente diferente, resultados ainda mais profissionais, partituras mais bonitas, capas, personalizações etc. Uma maravilha!  
Por um curto espaço de tempo usei o Sibelius, mas meu xodó pelo Finale já estava estabelecido.
Na primeira semana de aulas na minha graduação em música, descobri o latex (pronuncia-se leitéqui), e o Lilypond. O mundo TEX bateu à minha porta!
O lilypond tem uma escrita lindíssima, e você pode concentrar sua energia apenas na escrita, ao invés de perder tempo com a formatação.  
Por ser um programa de código aberto, vem melhorando constantemente e já conta com um fórum em português bastante solícito e preparado. 
Eu ainda tenho problemas por não ter estudado direito as funções e códigos, mas realmente, vale a pena aprender! Já escrevi um livro com as partes musicas todas feitas no lilypond.
O lilypond já pode ser considerado um programa beeeeem completo, com muitas vantagens em relação a outros. 
Como editor para Lilypond utilizo o Frescobaldi.um compilador que facilita bastante a escrita.

Editor de texto

Latex - 100% dos meus trabalhos acadêmicos na graduação foram feitos no LATEX.  
A possibilidade de mudar todo o leiute, assim como não ser preciso preocupar-se com a formatação, já são recursos maravilhosos. 
A energia fica concentrada apenas no conteúdo textual.
É possível encontrar um incontável número de modelos com as mais diversas finalidades, como por exemplo: banners, ebooks, cartões de visita, curriculum, orçamentos, tese de doutorado, dissertação de mestrado, exercícios, tabelas, relatórios, memorandos, listas, apresentações etc
Assim como o Lilypond, o latex apesar de ter uma curva de aprendizagem mais inclinada, retribui ao usuário a capacidade de personalização e um resultado primoroso.

Reprodutores de mídia

Winamp - É um dos reprodutores de mídia mais conhecidos, sobretudo, para áudio. Reproduz todos ou quase todos os formatos de áudio, e sua utilização é bastante intuitiva.
Uso o winamp há muito tempo e o considero extremamente prático e organizado, sem contar com a infinidade de plugins. Para músicos, recomendo os plugins  "slow me down", e "pacemaker", ambos, têm como finalidade a transcrição de músicas. Muito bom!
AIMP -  É um concorrente russo do winamp. Com muitos recursos, AIMP é uma ótima alternativa para reprodução de áudio.  A minha intimidade com o winamp, não permitiu utilizar por muito tempo o AIMP, mas recomendo!
VLC - É um outro reprodutor de mídia muito bom, embora, eu utilize muito mais para vídeos. Sua infinidade de CODECS facilita bastante a reprodução dos diversos tipos de formatos de vídeos. 

Conversor de mídia

Format Factory - é um conversor de mídia que se propõe a converter de "qualquer coisa" pra "qualquer coisa" , desde de que as "coisas" sejam da mesma categoria. Você não vai tentar converter um arquivo de áudio em imagem, não é mesmo? De .mp3 para .wav, de .jpeg para .png tudo isso e muito mais, ele faz!

DAW (Digital Workstation)

Nessa categoria o Reaper é inquestionável, software bastante completo. Utilizado para gravação e mixagem de áudio, o Reaper vem a cada dia desfalcando o número de fãs do ProTools.  Portabilidade, funcionalidades...ele quer dominar o mundo!

Ferramenta para transcrição 

Music Change lite - Diminui a velocidade das músicas. Ideal para tirar solos no Android.  Conta ainda com um botão para "loop",  além de demarcadores de contagem. 

Editor de imagem 

Gimp - confesso que usei pouco, até mesmo pela falta de necessidade, mas se presta a criar imagens...Em tempos que o músico precisa cuidar de tudo, é uma alternativa!

Metronomos 

Mobile Metronome - É básico mais funciona bem, além de ser possível personalizar o som do metrônomo (palmas, cowbell, "metrônomo clássico"...). Ah!  O mais importante, ele começa no 10 BMPs, o que é ótimo para trabalhar alguns pontos.
Metronomeous - Mais complexo que o anterior, ele apresenta umas opções a mais, como; inicia no 5 BPM, tem a possibilidade de sobrepor camadas de grupos rítmicos, por exemplo; uma camada tem um grupo de semicolcheias, outra um grupo de quiálteras, e outra um grupo com quiálteras de 7.

Referência melódica

Perfect Piano - É app bastante útil, sobretudo para dar aulas. Um piano em suas mãos, ou melhor, dedos! 

Afinador

PitchLab Lite - é um afinador bem básico mas que ajuda.  Ele simula a vibração das cordas e sugere a afinação individualmente para cada corda.
Cromatic TUner TU-3 BOSS - Sua aparência de um pedal é bastante atraente, e oferece a possibilidade para calibrar em outros padrões de frequências: 441 HZ, 442 Hz etc.
E você, já conhecia todos dessa lista? 
Compartilhe conosco a sua utilização de softwares e apps, gratuitos, que possam facilitar a vida dos músicos, ou deixe uma mensagem sobre o texto, ou uma sugestão de tema que gostaria de ler aqui.
Sugira esse texto a alguém que possa ter interesse!
Até breve, 
Chico
                     

Compartilhe:

Veja também:

plugins premium WordPress