O interplay é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer músico, independentemente do seu nível de experiência, do seu instrumento, do seu estilo ou do seu objetivo. Trata-se de uma questão de atitude, de disposição para se relacionar musicalmente e se divertir.
Para desenvolver o interplay, é preciso, antes de mais nada,
ouvir. Ouvir a si mesmo, aos outros músicos, ao público, à música. Ouvir com atenção, com interesse, com respeito, com abertura, com sensibilidade. Ouvir o que está sendo tocado, o que não está sendo tocado, o que pode ser tocado, o que deve ser tocado, o que não deve ser tocado. Ouvir o ritmo, a melodia, a harmonia, a dinâmica, o timbre, o fraseado, as características de gênero e estilo, o clima, o sentimento.
Ouvir é a base do interplay, pois é o que permite que os músicos se entendam, se ajustem, se inspirem, se respondam, se complementem, se contraponham, se surpreendam, se divirtam. Esse exercício do ouvir é o que permite que os músicos criem uma unidade, coerência, e identidade.
Para desenvolver o interplay, é preciso também estudar. Estudar o seu instrumento, a sua técnica, teoria, repertório, estilo, o som. Estudar os outros músicos, os seus ídolos, os seus colegas, os seus parceiros. Estudar a música, a sua história, evolução, diversidade, complexidade, e simplicidade.
Estudar é o que permite que os músicos tenham um domínio, uma confiança, fluência, versatilidade e flexibilidade, para poderem trocar com outros músicos. Estudar é o que permite que os músicos tenham um vocabulário, e sobretudo, uma linguagem.
Para desenvolver o interplay, é preciso também tocar. Tocar o seu instrumento, a sua música, a sua arte. Tocar com outros músicos, por diferentes estilos, com diferentes níveis, com diferentes personalidades, com diferentes propostas. Tocar para diferentes públicos, para diferentes lugares, para diferentes ocasiões, para diferentes expectativas, para diferentes reações.
Tocar é o que permite que os músicos pratiquem, experimentem, testem, errem, acertem, interajam com o mundo.